segunda-feira, 30 de maio de 2016

Trabalhar na Disney? Te digo como

Você adora a Disney e pularia na chance de trabalhar lá? E se eu te dissesse que tem como? Se você ta na faculdade, fica de olho, pois sua oportunidade está aí.

O primeiro programa que alguém pode fazer é o ICP, ou International College Program. Ele é um programa de férias para estudantes de universidades, que acontece todo ano, nas nossas férias de verão, geralmente entre o meio de novembro até o meio de fevereiro. Para participar, a única coisa que você precisa é estar entre o segundo e o penúltimo períodos da faculdade, o que quer dizer que você não pode ser recém ingressado, nem já ter feito o último período. E pode ser de qualquer curso, quando o trabalho não é ligado diretamente à faculdade, nem conta como nota ou créditos, como para a versão americana do programa. E lá você pode exercer uma de muitas diferentes funções. Alguns exemplos são: Attractions (trabalhar em brinquedos, basicamente), Merchandise (vendedor de loja), Custodial (serviços gerais de limpeza), Quick Service (trabalhar em restaurantes de fast food), bell service (trabalhar em hotel), etc. Você passa por volta de 3 meses lá, imerso na cultura Disney, e tendo contato com as mais diversas culturas internacionais, quando o cast da empresa é formado por diversas nacionalidades. Lá você mora em condomínios fechados somente com cast members de programas parecidos, tem transporte para todos os locais de trabalho de graça, e pode entrar quando quiser nos parques, desde que não esteja com lotação esgotada ou que seja durante uma festa específica. 

Tá, mas aí você me pergunta, como eu chego lá? Esse programa em especial é gerenciado no Brasil, exclusivamente, pela STB, que é uma agência de intercâmbios brasileira presente em vários estados do país. Ela intermedia e faz a primeira seleção para o programa, que assim como todo o processo, é completamente em inglês, então você já tem que ter inglês avançado para tentar. O processo completo é composto de uma palestra e uma entrevista, em dias consecutivos normalmente, em alguma capital do país, com a equipe da STB. Ele acontece normalmente uma vez por ano, nessa época agora, maio/junho. Para participar você deve se inscrever no site da STB, escolhendo o local e a hora do seu processo. Uma coisa que vale lembrar é que até você começar a trabalhar lá, tudo é por sua conta. Passagem, visto, seguros. A STB te ajuda, se você quiser, a organizar tudo, mas quem banca é você, então tenha isso em mente. 

-> http://www.stb.com.br/intercambio-trabalho/icp-inscricao <-

Após essa primeira fase com a STB, acontece uma com recrutadores da Disney. Eles fazem um processo parecido com o anterior, palestra+entrevista, e deste sai oficialmente quem foi selecionado, junto com uma work offer já com a role que você foi selecionado para. No momento da inscrição, você faz uma lista de preferencia de role, mas nem sempre sua primeira opção é acatada. Comigo foi assim e eles só oferecem UMA work offer. Você tem a liberdade de aceitar ou não, mas caso negue por não querer aquela role em especial, saiba que não receberá uma nova, você será eliminado do programa, dando vaga para alguém da lista de espera. As roles são escolhidas pelos recrutadores de acordo com a demanda de vagas e o seu perfil.

Uma vez aceita a work offer, começam os trabalhos para fazer com que você chegue lá para atuar na vaga que você aceitou. Alguns dos passos, e gastos, são os seguintes:

- Visto J1, que é o visto de trabalho. A STB ajuda na marcação e tudo mais, mas os custos são seus;

- Passagem. Outro item que a STB ajuda, caso você queira. Ela fecha alguns grupos em voos específicos, o que alem de te dar uma tarifa legal, faz com que você chegue com uma galera lá, o que sempre é legal, já que grande parte desse programa é a convivência.

- Seguro viagem. No meu programa, a Disney tinha um específico, com 3 opções de preço e tipo, que era obrigatório. Isso pode mudar de ano para ano, e nada impede de você fazer um adicional de confiança. Ele nada mais é do que um plano de saúde para o tempo que você estará lá.

- Taxas de condomínio. Antes de viajar, a Disney te pede que pague umas taxas para o condomínio que você irá morar lá fora. Elas cobrem taxas de manutenção e, no meu caso, os primeiros 2 aluguéis, para o seu salário não ser super descontado nas primeiras, porque eles normalmente já são menores por constarem somente treinamentos.

- Dinheiro inicial. O capital de giro que você vai ter para sobreviver na primeira semana. Isso porque você ganha lá o que foi trabalhado. A semana conta do sábado ao domingo, quando fecha o paycheck, e ele cai na quinta seguinte. Ou seja, esses primeiros dias, você não tem adiantamento, logo, precisa ter algo para sobreviver. O indicado é por volta de 400 a 500 dólares, o que vai depender do que você ai levar de casa e precisar comprar lá, de comida a itens como travesseiro e roupa de cama. Portanto se programe. O que a maioria faz é levar itens que podem ser deixados para trás. Aquela roupa de cama poida, aquela toalha manchada, para o seu espaço na mala de ida ser substituído por tranqueiras do mickey que você vai querer trazer. E escuta o que digo, todo espaço é pouco na hora de voltar.

- Translados. Quando você chega lá, não tem Magical Express pra levar você do aeroporto ao condomínio, portanto já vá com a programação de como fará esse translado, porque ele pode sair caro. A STB pode oferecer opções, ou você pode pegar um Mears, já que normalmente rola desconto com um cupom básico pra ir para os condomínios.


Outras dicas se você já está nos preparativos finais é o que levar na mala. Eu indico que você leve o máximo de coisas de casa possível, tipo pano de prato, toalhas, roupa de cama, travesseiro, essas coisas. E incetivo a levar comida também, coisas coringa que você sabe que vai usar, e que podem ser meio chatas de arranjar boas lá. Eu levei Nescau, Mate Leão, macarrão tipo espaguete, geleia de mocotó, e alguns biscoitos. Pense no que pode ser legal para você levar, de acordo com o que você come/sabe fazer, e leve. Pode quebrar um galhão nesse início, quando você não tem carro para voltar do Walmart e tem que comprar tanta coisa. Outra dica é, chegando lá, ir no Dollar Tree que fica perto do condomínio Vista Way. É uma loja onde tudo custa 1 dólar e você pode comprar várias coisinhas que as vezes custam uns 4, 5 no Walmart por terem melhor qualidade, mas você não precisa investir tanto se só vai ficar 3 meses.

Existem, além do ICP, outros programas de intercambio, onde você tem que ter feito já um (o ICP no caso) e pode se aventurar. São eles o International Park Greeter (ou Super Greeter, pros íntimos), o Hospitality, e o Guest Relations. O primeiro tem duração parecida com a do ICP, quase 3 meses. O segundo dura uns 5 meses, e o último, 1 ano. No IPG você vai para lá durante as férias de verão americanas, e não precisa estar ainda na faculdade. O intuito dele é ajudar na logística dos grandes grupos de turismo latino-americanos, ajudando em traduções e agilização deles em lugares como restaurantes e brinquedos. Já o Hospitality você trabalha em algum dos hotéis como front desk ou Concierge, representando o Brasil enquanto isso. E o Guest Relations é o chefão dos programas, aquele onde você é, além de representativo do Brasil, você represente e muito a Disney nos momentos as vezes mas difíceis. Você ajuda em qualquer dúvida ou problema do guest, ajuda nos turs especiais, e qualquer outra coisa que seja necessário. Existe algo para todos, e todos eles são diretamente com a Disney, sem o intermédio da STB.

E fora isso, curta muito. Não se importe com a role, as vezes algo que você não se interessou muito pode te surpreender. Fique pouco em casa, aproveite para conhecer cada canto daqueles parques, cada hotel, cada restaurante. E esteja aberto a novas culturas e experiencias. Basicamente, é isso. Se você passou, PARABÉNS!! Bem vindo a família Disney! E qualquer dúvida, estamos as ordens!

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