Quando você
entra no parque pela entrada principal, você é recepcionado pela nossa grande
bola, o Spaceship Earth.
Ele já é um brinquedo, um
trem contínuo
que anda lenta,ente pelo avanço
da sociedade moderna, desde a pré-história e as pinturas
rupestres, até a
invenção dos
computadores portáteis
e o futuro, que um computador no carrinho monta de acordo com respostas a
perguntas q vão
aparecendo na tela. E o que ainda é
mais incrível,
tem opção em
português! Um
brinquedo para toda a família,
que senta em duplas no carrinho.
Dica: Esse é
o primeiro brinquedo que todos veem ao entrar no parque. O que faz com
que suas filas sejam maiores de manhã
quando o parque abre. Mas adivinha? Ele também é
o último.
Então eu
sugiro que você pule
ele de manhã cedo.
Procure um dos outros que normalmente já
tem filas grandes enquanto os recém-chegados
ainda estão na
fila para o primeiro. Uma fila boa para ele é
de 5 a 10 minutos. Qualquer coisa acima de 20, para ele, é muito.
Um pouco antes de Spaceship Earth, a sua direita, nosso cachorro
preferido, Pluto, recepciona a gente, posando para fotos e autógrafos.
Logo depois de sair da bola, você
passa pela entrada do lobby do Guest Relations, um tipo de serviço ao cliente deles,
do lado leste de quem sai da bola, ou direito. Lá
você pode
alugar para o dia o sistema de tradução
para brinquedos, que é
nada menos do que um fone de ouvido vermelho que você deixa um depósito de garantia na
hora de pegar que é devolvido
ao ser deixar o fone de volta. É
uma boa no Epcot quando a maioria dos brinquedos que possuem uma parte
falada, como o Ellens Energy Adventure ou o Living with the Land, são compatíveis com o fone. As
atrações que
oferecem compatibilidade com o serviço
são marcadas
nos mapas em idiomas que não
são o inglês com um Mickey de
fone, especificado na legenda de símbolos
na barra de baixo do mapa.
imagens do Google
Passando pela bola, você
chega na Fountain Of Nations, ou fonte da nações em português. Ela marca o centro do Future World (FW).
Na inauguração
do parque, para sua dedicatória,
foram despejadas dentro dela águas
dos 11 países
da World Showcase para dar vida a este marco. De 15 em 15 minutos ela exibe um
show de águas
dançantes ao
som de uma trilha sonora própria,
instrumental, e que tem uma versão
cantada nas horas cheias. Norte da fonte temos a loja de pins e relacionados,
assim como quiosques de pipoca e sorvete, e a sul dela, o caminho para a World
Showcase.
imagem do Google
Se você
está entre
a fonte e a bola, virado para a WSC, a sua esquerda teremos o Future World
East, e a sua direita o West.
FW East
O lado do FW destinado à
tecnologia, o que fica claro nas formas geométricas pontiagudas, com ângulos marcados.
Antes mesmo de entrar na East Breezeway, ou o túnel azul, você tem a sua esquerda
o restaurante que serve Fast-Food Electric Umbrella. Assim como todos os
restaurantes do WDW, seu menu muda de dois em dois anos. Eles servem uma
variedade se sanduíches,
assim como uma seleção
vegetariana, com acompanhamentos como batata frita. Uma ótima parada para um lanche.
imagens do Google
Já na
Breezeway, a sua direita teremos logo a entrada para a maior loja de
merchandise da propriedade, a Mouse Gear. Se você
não
achou algo que queria em alguma da milhares lojas espalhadas pelo parque, a
Mouse Gear provavelmente tem. É
assim como todas as outras, em todo WDW, você pode usar do serviço de Package
Pick-up, que nada mais é
que um serviço
de entrega complementar, ou seja, de graça,
que guarda suas compras pra você
até você sair do parque,
podendo ser retiradas todas juntas em um único
local perto da estação
do monorail ou dos pontos de ônibus.
E se você está ficando em um
resort da Disney, ainda pode fazer um upgrade desse serviço e ter suas
compras entregues diretamente no seu hotel.
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Passando pela loja, a sua esquerda você terá
uma porta para a Innoventions East, um corredor de atrações que mudam
constantemente que são
baseadas em tecnologias novas e também
educativas. Atualmente (agosto de 2015), uma das mais cobiçadas atrações do pavilhão é a Sum Of all
Thrills, aonde você monta
sua própria
montanha russa, podendo colocar loopings, curvas, subidas e descidas, e muito
mais, tudo usando de um pouco de matemática
e física, é claro. É o melhor é que depois disso
você senta na
ponta de um braço
mecânico e,
através de
realidade virtual, testa sua criação.
imagem do Google
Do outro lado da porta para o Innoventions, temos o primeiro de
2 quiosques do fastpass+ no FW. Lá,
se você não marcou os seus
ainda, pode escolher dentre todas as atrações
disponíveis,
mudar os seus pre-existentes, ou marcar os seus extras após usar os seus 3
primeiros.
Saindo da Breezeway, você
escolhe um de 3 caminhos para começar
sua exploração
das atrações
do FW East. Se virar à
esquerda, estará
indo em direção
ao Ellens Energy Adventure, que é
uma ride sobre energia e suas característica
que conta com a participação
da apresentadora Ellen Degeneres e do cientista e apresentador Bill Nye, The
science guy. O brinquedo leva em torno de 40 minutos e tem um grupo entrando de
10 em 10. Não
precisa de fastpass quando ele senta muitos em cada grupo e tem a espera normal
somente do tempo entre cada início.
Ele é bem
tranquilo e serve para toda a família.
Mas se você estiver
com o dia alertado em termos de tempo, não
precisa dar prioridade a ele.
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Se seguir em frente, estará
indo para o Mission Space: Mission to Mars. Um brinquedo de alta
tecnologia que simula a ida a marte em um foguete para 4 pessoas. Se você não gosta de lugares
fechados, ou se enjoa fácil,
reveja a ideia de ir a ele. Se seu problema é
só o
enjoo e você quer
muito ir porque todos dizem que é
muito bom (e é
realmente, meu preferido de toda a WDW), tente ir na missão verde, ou menos
intensa, uma das duas missões
dadas logo na entrada do brinquedo. A diferença
dela para a laranja, ou mais intensa, é
que ela não
faz a simulação
de força G em
alguns dos momentos da experiência.
Essa força é gerada por meio de
um centrífuga.
Você não sente girar,
somente a força
G aumentando e te empurrando para trás
devido a velocidade do foguete. A versão
laranja não
tem essa simulação
de força G,
logo não tem a
centrífuga, ou
o spin, como eles chamam lá.
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Virando a direita da Breezeway, você chega no Test Track, um simulador de
test de carros. Recentemente reformado ao estilo do filme Tron, nele você monta em um
computador um modelo de carro futurista, escolhendo potência, design e tudo mais, e depois
testa ele na pista da Chevrolet, competindo com os outros designs do seu carro,
comparando aerodinâmica,
resistência,
velocidade etc. Ele é
o único
do Epcot hoje que possui a opção
de fila conhecida como Single Rider, aonde você
é um grupo de uma pessoa, ou seja entra nos buracos que grupos maiores
deixam no carro quando não
encaixam na formatação
de 3 por fileira e 2 fileiras por carro. Quando o grupo é de 4 pessoas, por exemplo, fica
dividido em 2 pessoas por fileira, deixando um espaço vazio em cada fileira do carro, que
são então ocupados por
Single Riders. Ela normalmente anda mais rápido
do que a fila normal, por isso pode ser uma ótima
opção se você quer racionalizar
seu tempo no parque. Ele é
um dos 3 brinquedos que estão
no grupo um para FastPass+ no Epcot, o que quer dizer que você só pode marcar
fastpass para uma atração
dessas 3, sendo as outras duas o Soarin' e o Living with The Land, ambos sem a
opção de
fastpass, e a primeira tendo filas tão
grandes ou até maiores
que a do Test Track. Ele também
é um dos
brinquedos com restrição
de altura, sendo atualmente de 1,02 metros. É
um brinquedo que insolvência
velocidade alta, curvas e freiadas bruscas e que pode ser desaconselhado para
alguns membros da família.
Dica: Se você
quer fazer rápido
o parque, e está usando
fastpass+, escolha o Soarin' como sua opção
do grupo 1 e vá de
Single Rider no Test Track, se você
não se
importar de ir separado do seu grupo. Se não,
por favor, não
seja aquela pessoa que entra na fila do Single Rider e depois quer porque quer
ir junto com o amiguinho. Eles repetem quando você
entra nela, seu grupo será
separado. É um
mal que se aceita quando você
não
quer perder horas na fila. Uma fila normal nele é
de 60 minutos. Se você
ver 30, está no
lucro.
imagem do Google
Com a ida a esses 3 brinquedos, concluímos o FW East. Cruzando novamente a East Breezeway, desta vez ao
contrário, vamos em direção ao FW West.
FW West
Logo ao passar a fonte, a sua esquerda teremos o Club Cool, que é uma loja da
Coca-Cola e que exibe para degustação
grátis
refrigerantes exclusivos de alguns lugares do mundo, entre eles o Guaraná Kuat. É parada obrigatória. Ao lado do
dele temos a locação
do Starbucks do parque, o Fountain View. Entrando na West Breezeway, ou túnel verde, temos já dentro dele na
esquerda o Character Spot, onde você
pode dar um oi pro Mickey, pra Minnie e pro Pateta, além de tirar as
tradicionais fotos e pegar aquele autografo pro seu livrinho ficar mais
completo. Eles lá não tem temática, como quando
você os encontra
no Magic Kingdom, Animal Kingdom ou Hollywood Studios. Eles usam suas roupas
mais tradicionais. Ainda na Breezeway, mas do outro lado, você tem o segundo
quiosque do FastPass+'com as mesmas funcionalidades do que existe do outro
lado.
imagens do Google
Saindo da Breezeway, você
entra oficialmente no lado do FW dedicado a natureza, constituído dos prédios The Seas, The
Land e The Mountains, e construído
com o uso de curvas e linhas mais suaves, diferentes do outro lado do FW.
Seguindo pela direita, você
verá o
prédio azul do
The Seas with Nemo and Friends, onde temos o brinquedos do Nemo, o Turtle Talk
with Crush e o aquário,
que tem o volume suficiente para caber a bola do Spaceship Earth esteira e
ainda sobrar espaço
para passar um ônibus
ao seu redor. O primeiro brinquedo é
bem semelhante a vários
outros, lento, continuo, em que você
entra em uma concha para 2 ou 3 pessoas e relembra a história de Nemo e seus
amigos. Uma opção
bem legal para toda a família.
Saindo dele, dentro do prédio,
temos o show interativo Turtle Talk, que para os baixinhos e altinhos que não entendem inglês pode ser deixado
para depois, mesmo sendo bem legal, cada vez que você vai sendo uma experiência diferente,
onde as crianças
interagem e fazem perguntas para a tartaruga Crush, e ajudam ele e sua amiga
Dory em suas aventuras. Mesmo não
indo ao show, aconselho a dar uma explorada no aquário, que tem demonstrações de leões marinhos,
golfinhos e até tubarões.
imagem do Google
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Se seguir reto de Breezeway, verá
logo a placa do The Land, juntamente com a do Soarin', que fica dentro
do prédio do
The Land. Subindo a rampa, você
entra no prédio
que abriga 3 atrações
e 2 restaurantes. O primeiro sendo no andar de cima, o Garden Grill, que só abre para jantar e
você come com
a presença de
alguns de seus personagens preferidos como Mickey, Pluto, Tico e Teco e outros,
passeando e tirando fotos com todos. Ainda no andar de cima, temos a atração Circle Of Life
que é um filme
educativo de aproximadamente 10 minutos com Timão,
Pumba e Simba, sobre meio ambiente e o que está
acontecendo com ele. Ao final, descendo as escadas para o andar de
baixo, temos o Sunshine Seasons, um restaurante rápido,
assim como o Electric Umbrella, mas que serve comida também ao invés de só sanduíches. Tem opções de grelhados,
pratos asiáticos,
saladas, sopas, e nada de batata frita. Ótima
opção para
brasileiros como nós
que estão
acostumados a comer comida no almoço,
não um sanduíche como os
americanos. Ao lado do restaurante, temos o Soarin', uma das atrações mais famosas,
que existe também
na Disneyland da Califórnia,
e que está atualmente
sendo renovada para ser diferente, deixando de ser Soarin' over California para
ser Soarin' over The World. Ele simula o voo em uma asa delta, com paisagens
lindas em uma tela gigante, tão
real que até o
cheiro de laranja das plantações
sobrevoadas parece real. Esse foi o brinquedo que disse que vale a pena pegar
Fastpass. Com o serviço,
a experiência
dura me torno de 20 minutos, já
sem ele, pode demorar até
duas horas só na
fila. Por ser uma experiência
mais demorada, com apenas 2 teatros que cabem muita gente, as filas raramente
baixam de uma hora.
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Se virar à
esquerda saindo da Breezeway, você
irá em
direção ao prédio The Mountains,
que abriga o Imagination Institute, onde você
conhece nosso mascote Figment, o dragãozinho
roxo, e também
o filme Captain EO, feito nos anos 80 com a colaboração de Michael Jackson. Atração aue havia sido
substituída
pelo Honey, I Shrunk The Kids nos anos 90 e 2000, mas que foi trazida de volta
quando Michael veio a falecer em 2009 em sua homenagem. Um filme de uns 10
,minutos, tendo normalmente à
espera somente do último
grupo acabar de ver para o próximo
entrar, ou seja 10, minutos ou menos, assim como o Journey Into Imagination
with Figment ao lado, que se parece com o The Seas, sendo um brinquedo para
toda a família.
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Antes de terminarmos o FW, vale lembrar de um lugar muito importante, o Odissey. É um prédio de telhado azul atrás do Test Track, entre ele e o pavilhão do México, que além de ser um local que abriga eventos e ter banheiros, é lar de duas coisas muito importantes pro parque mas principalmente pra nóis guests, o First Aid, ou primeiros Socorros, e o Baby Care. Se você não estiver se sentindo 100%, ficou tonta em algum brinquedo, quer e deitar por uns minutos. Ta passando mal de calor, ou ate se o seu sapato machucou seu calcanhar e você não tem um Ban-aid a mãos, ou caiu e ralou o joelho e quer por um, o First Aid é sua melhor pedida. A maior parte das lojas dos parques tem remédios de emergência a venda como Advil, Tylenol ou um remédio pra enjoo, mas você também pode pedir ajuda no First Aid, onde normalmente existem enfermeiras de plantão para dar uma ajuda no que precisar, até se for o caso de chamar um médico. No Baby Care, mães podem levar seus bebês para amamentar em um lugar privado, lá existem salas especiais para isso. Ou crianças com autismo que queiram um tempinho quieto para dar uma descansada podem recorrer a esses lugares também, quando eles são quietos e mais afastados da loucura dos parques.
Com isso, terminamos o Future World. Mas o nosso dia no Epcot ainda está longe de terminar.
Com isso, terminamos o Future World. Mas o nosso dia no Epcot ainda está longe de terminar.
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