quinta-feira, 27 de agosto de 2015

EPCOT - Future World

Quando você entra no parque pela entrada principal, você é recepcionado pela nossa grande bola, o Spaceship Earth.  

foto tirada por mim

Ele já é um brinquedo, um trem contínuo que anda lenta,ente pelo avanço da sociedade moderna, desde a pré-história e as pinturas rupestres, até a invenção dos computadores portáteis e o futuro, que um computador no carrinho monta de acordo com respostas a perguntas q vão aparecendo na tela. E o que ainda é mais incrível, tem opção em português! Um brinquedo para toda a família, que senta em duplas no carrinho.
Dica: Esse é o primeiro brinquedo que todos veem ao entrar no parque. O que faz com que suas filas sejam maiores de manhã quando o parque abre. Mas adivinha? Ele também é o último. Então eu sugiro que você pule ele de manhã cedo. Procure um dos outros que normalmente já tem filas grandes enquanto os recém-chegados ainda estão na fila para o primeiro. Uma fila boa para ele é de 5 a 10 minutos. Qualquer coisa acima de 20, para ele, é muito.

Um pouco antes de Spaceship Earth, a sua direita, nosso cachorro preferido, Pluto, recepciona a gente, posando para fotos e autógrafos.


Logo depois de sair da bola, você passa pela entrada do lobby do Guest Relations, um tipo de serviço ao cliente deles, do lado leste de quem sai da bola, ou direito. Lá você pode alugar para o dia o sistema de tradução para brinquedos, que é nada menos do que um fone de ouvido vermelho que você deixa um depósito de garantia na hora de pegar que é devolvido ao ser deixar o fone de volta. É uma boa no Epcot quando a maioria dos brinquedos que possuem uma parte falada, como o Ellens Energy Adventure ou o Living with the Land, são compatíveis com o fone. As atrações que oferecem compatibilidade com o serviço são marcadas nos mapas em idiomas que não são o inglês com um Mickey de fone, especificado na legenda de símbolos na barra de baixo do mapa.


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Passando pela bola, você chega na Fountain Of Nations, ou fonte da nações em português. Ela marca o centro do Future World (FW). Na inauguração do parque, para sua dedicatória, foram despejadas dentro dela águas dos 11 países da World Showcase para dar vida a este marco. De 15 em 15 minutos ela exibe um show de águas dançantes ao som de uma trilha sonora própria, instrumental, e que tem uma versão cantada nas horas cheias. Norte da fonte temos a loja de pins e relacionados, assim como quiosques de pipoca e sorvete, e a sul dela, o caminho para a World Showcase.


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Se você está entre a fonte e a bola, virado para a WSC, a sua esquerda teremos o Future World East, e a sua direita o West.

FW East

O lado do FW destinado à tecnologia, o que fica claro nas formas geométricas pontiagudas, com ângulos marcados.
Antes mesmo de entrar na East Breezeway, ou o túnel azul, você tem a sua esquerda o restaurante que serve Fast-Food Electric Umbrella. Assim como todos os restaurantes do WDW, seu menu muda de dois em dois anos. Eles servem uma variedade se sanduíches, assim como uma seleção vegetariana, com acompanhamentos como batata frita. Uma ótima parada para um lanche.


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Já na Breezeway, a sua direita teremos logo a entrada para a maior loja de merchandise da propriedade, a Mouse Gear. Se você não achou algo que queria em alguma da milhares lojas espalhadas pelo parque, a Mouse Gear provavelmente tem. É assim como todas as outras, em todo WDW, você pode usar do serviço de Package Pick-up, que nada mais é que um serviço de entrega complementar, ou seja, de graça, que guarda suas compras pra você até você sair do parque, podendo ser retiradas todas juntas em um único local perto da estação do monorail ou dos pontos de ônibus. E se você está ficando em um resort da Disney, ainda pode fazer um upgrade desse serviço e ter suas compras entregues diretamente no seu hotel.


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Passando pela loja, a sua esquerda você terá uma porta para a Innoventions East, um corredor de atrações que mudam constantemente que são baseadas em tecnologias novas e também educativas. Atualmente (agosto de 2015), uma das mais cobiçadas atrações do pavilhão é a Sum Of all Thrills, aonde você monta sua própria montanha russa, podendo colocar loopings, curvas, subidas e descidas, e muito mais, tudo usando de um pouco de matemática e física, é claro. É o melhor é que depois disso você senta na ponta de um braço mecânico e, através de realidade virtual, testa sua criação.


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Do outro lado da porta para o Innoventions, temos o primeiro de 2 quiosques do fastpass+ no FW. Lá, se você não marcou os seus ainda, pode escolher dentre todas as atrações disponíveis, mudar os seus pre-existentes, ou marcar os seus extras após usar os seus 3 primeiros.

Saindo da Breezeway, você escolhe um de 3 caminhos para começar sua exploração das atrações do FW East. Se virar à esquerda, estará indo em direção ao Ellens Energy Adventure, que é uma ride sobre energia e suas característica que conta com a participação da apresentadora Ellen Degeneres e do cientista e apresentador Bill Nye, The science guy. O brinquedo leva em torno de 40 minutos e tem um grupo entrando de 10 em 10. Não precisa de fastpass quando ele senta muitos em cada grupo e tem a espera normal somente do tempo entre cada início. Ele é bem tranquilo e serve para toda a família. Mas se você estiver com o dia alertado em termos de tempo, não precisa dar prioridade a ele.


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Se seguir em frente, estará indo para o Mission Space: Mission to Mars. Um brinquedo de alta tecnologia que simula a ida a marte em um foguete para 4 pessoas. Se você não gosta de lugares fechados, ou se enjoa fácil, reveja a ideia de ir a ele. Se seu problema é só o enjoo e você quer muito ir porque todos dizem que é muito bom (e é realmente, meu preferido de toda a WDW), tente ir na missão verde, ou menos intensa, uma das duas missões dadas logo na entrada do brinquedo. A diferença dela para a laranja, ou mais intensa, é que ela não faz a simulação de força G em alguns dos momentos da experiência. Essa força é gerada por meio de um centrífuga. Você não sente girar, somente a força G aumentando e te empurrando para trás devido a velocidade do foguete. A versão laranja não tem essa simulação de força G, logo não tem a centrífuga, ou o spin, como eles chamam lá.


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Virando a direita da Breezeway, você chega no Test Track, um simulador de test de carros. Recentemente reformado ao estilo do filme Tron, nele você monta em um computador um modelo de carro futurista, escolhendo potência, design e tudo mais, e depois testa ele na pista da Chevrolet, competindo com os outros designs do seu carro, comparando aerodinâmica, resistência, velocidade etc. Ele é o único do Epcot hoje que possui a opção de fila conhecida como Single Rider, aonde você é um grupo de uma pessoa, ou seja entra nos buracos que grupos maiores deixam no carro quando não encaixam na formatação de 3 por fileira e 2 fileiras por carro. Quando o grupo é de 4 pessoas, por exemplo, fica dividido em 2 pessoas por fileira, deixando um espaço vazio em cada fileira do carro, que são então ocupados por Single Riders. Ela normalmente anda mais rápido do que a fila normal, por isso pode ser uma ótima opção se você quer racionalizar seu tempo no parque. Ele é um dos 3 brinquedos que estão no grupo um para FastPass+ no Epcot, o que quer dizer que você só pode marcar fastpass para uma atração dessas 3, sendo as outras duas o Soarin' e o Living with The Land, ambos sem a opção de fastpass, e a primeira tendo filas tão grandes ou até maiores que a do Test Track. Ele também é um dos brinquedos com restrição de altura, sendo atualmente de 1,02 metros. É um brinquedo que insolvência velocidade alta, curvas e freiadas bruscas e que pode ser desaconselhado para alguns membros da família.
Dica: Se você quer fazer rápido o parque, e está usando fastpass+, escolha o Soarin' como sua opção do grupo 1 e vá de Single Rider no Test Track, se você não se importar de ir separado do seu grupo. Se não, por favor, não seja aquela pessoa que entra na fila do Single Rider e depois quer porque quer ir junto com o amiguinho. Eles repetem quando você entra nela, seu grupo será separado. É um mal que se aceita quando você não quer perder horas na fila. Uma fila normal nele é de 60 minutos. Se você ver 30, está no lucro.


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Com a ida a esses 3 brinquedos, concluímos o FW East. Cruzando novamente a East Breezeway, desta vez ao contrário, vamos em direção ao FW West.

FW West

Logo ao passar a fonte, a sua esquerda teremos o Club Cool, que é uma loja da Coca-Cola e que exibe para degustação grátis refrigerantes exclusivos de alguns lugares do mundo, entre eles o Guaraná Kuat. É parada obrigatória. Ao lado do dele temos a locação do Starbucks do parque, o Fountain View. Entrando na West Breezeway, ou túnel verde, temos já dentro dele na esquerda o Character Spot, onde você pode dar um oi pro Mickey, pra Minnie e pro Pateta, além de tirar as tradicionais fotos e pegar aquele autografo pro seu livrinho ficar mais completo. Eles lá não tem temática, como quando você os encontra no Magic Kingdom, Animal Kingdom ou Hollywood Studios. Eles usam suas roupas mais tradicionais. Ainda na Breezeway, mas do outro lado, você tem o segundo quiosque do FastPass+'com as mesmas funcionalidades do que existe do outro lado.




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Saindo da Breezeway, você entra oficialmente no lado do FW dedicado a natureza, constituído dos prédios The Seas, The Land e The Mountains, e construído com o uso de curvas e linhas mais suaves, diferentes do outro lado do FW. Seguindo pela direita, você verá o prédio azul do The Seas with Nemo and Friends, onde temos o brinquedos do Nemo, o Turtle Talk with Crush e o aquário, que tem o volume suficiente para caber a bola do Spaceship Earth esteira e ainda sobrar espaço para passar um ônibus ao seu redor. O primeiro brinquedo é bem semelhante a vários outros, lento, continuo, em que você entra em uma concha para 2 ou 3 pessoas e relembra a história de Nemo e seus amigos. Uma opção bem legal para toda a família. Saindo dele, dentro do prédio, temos o show interativo Turtle Talk, que para os baixinhos e altinhos que não entendem inglês pode ser deixado para depois, mesmo sendo bem legal, cada vez que você vai sendo uma experiência diferente, onde as crianças interagem e fazem perguntas para a tartaruga Crush, e ajudam ele e sua amiga Dory em suas aventuras. Mesmo não indo ao show, aconselho a dar uma explorada no aquário, que tem demonstrações de leões marinhos, golfinhos e até tubarões.


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Se seguir reto de Breezeway, verá logo a placa do The Land, juntamente com a do Soarin', que fica dentro do prédio do The Land. Subindo a rampa, você entra no prédio que abriga 3 atrações e 2 restaurantes. O primeiro sendo no andar de cima, o Garden Grill, que só abre para jantar e você come com a presença de alguns de seus personagens preferidos como Mickey, Pluto, Tico e Teco e outros, passeando e tirando fotos com todos. Ainda no andar de cima, temos a atração Circle Of Life que é um filme educativo de aproximadamente 10 minutos com Timão, Pumba e Simba, sobre meio ambiente e o que está acontecendo com ele. Ao final, descendo as escadas para o andar de baixo, temos o Sunshine Seasons, um restaurante rápido, assim como o Electric Umbrella, mas que serve comida também ao invés de só sanduíches. Tem opções de grelhados, pratos asiáticos, saladas, sopas, e nada de batata frita. Ótima opção para brasileiros como nós que estão acostumados a comer comida no almoço, não um sanduíche como os americanos. Ao lado do restaurante, temos o Soarin', uma das atrações mais famosas, que existe também na Disneyland da Califórnia, e que está atualmente sendo renovada para ser diferente, deixando de ser Soarin' over California para ser Soarin' over The World. Ele simula o voo em uma asa delta, com paisagens lindas em uma tela gigante, tão real que até o cheiro de laranja das plantações sobrevoadas parece real. Esse foi o brinquedo que disse que vale a pena pegar Fastpass. Com o serviço, a experiência dura me torno de 20 minutos, já sem ele, pode demorar até duas horas só na fila. Por ser uma experiência mais demorada, com apenas 2 teatros que cabem muita gente, as filas raramente baixam de uma hora.


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Se virar à esquerda saindo da Breezeway, você irá em direção ao prédio The Mountains, que abriga o Imagination Institute, onde você conhece nosso mascote Figment, o dragãozinho roxo, e também o filme Captain EO, feito nos anos 80 com a colaboração de Michael Jackson. Atração aue havia sido substituída pelo Honey, I Shrunk The Kids nos anos 90 e 2000, mas que foi trazida de volta quando Michael veio a falecer em 2009 em sua homenagem. Um filme de uns 10 ,minutos, tendo normalmente à espera somente do último grupo acabar de ver para o próximo entrar, ou seja 10, minutos ou menos, assim como o Journey Into Imagination with Figment ao lado, que se parece com o The Seas, sendo um brinquedo para toda a família.


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Antes de terminarmos o FW, vale lembrar de um lugar muito importante, o Odissey. É um prédio de telhado azul atrás do Test Track, entre ele e o pavilhão do México, que além de ser um local que abriga eventos e ter banheiros, é lar de duas coisas muito importantes pro parque mas principalmente pra nóis guests, o First Aid, ou primeiros Socorros, e o Baby Care. Se você não estiver se sentindo 100%, ficou tonta em algum brinquedo, quer e deitar por uns minutos. Ta passando mal de calor, ou ate se o seu sapato machucou seu calcanhar e você não tem um Ban-aid a mãos, ou caiu e ralou o joelho e quer por um, o First Aid é sua melhor pedida. A maior parte das lojas dos parques tem remédios de emergência a venda como Advil, Tylenol ou um remédio pra enjoo, mas você também pode pedir ajuda no First Aid, onde normalmente existem enfermeiras de plantão para dar uma ajuda no que precisar, até se for o caso de chamar um médico. No Baby Care, mães podem levar seus bebês para amamentar em um lugar privado, lá existem salas especiais para isso. Ou crianças com autismo que queiram um tempinho quieto para dar uma descansada podem recorrer a esses lugares também, quando eles são quietos e mais afastados da loucura dos parques.

Com isso, terminamos o Future World. Mas o nosso dia no Epcot ainda está longe de terminar.

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