segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Disney Hotels - parte 1: introdução

Quando você planeja uma viagem, uma das primeiras coisas que você normalmente garante é onde você vai se hospedar naquele período. E quando se fala de Disney, ou Orlando, o leque de opções é perto de infinito. A cada dia vemos novos hotéis, casa a alugar, e resorts com os mais diversos preços e variedade de benefícios incluídos. Uma dessas opções é a hospedagem em um dos muitos Hotéis e Resorts da própria Disney. O que muitos alegam para não escolher essa opção é o preço. Sim, em termos de investimento inicial, em comparação com outros hotéis próximos, os oferecidos dentro do Resort da Disney não são os campeões de preço. Mesmo os mais baratos, em baixa temporada, saem por volta dos 100 dólares a noite, pelo menos. Mas mesmo assim, muitas pessoas lotam esses hotéis todo ano. Você conhece os benefícios incluídos na estadia em um deles?

Primeiramente, a lista de hotéis não é pequena, são atualmente 25 opções divididas em 4 categorias:


Desde a categoria Value, vários benefícios comuns a todos eles já estão adicionados ao valor da diária. O primeiro que gostaria de mencionar é o chamado Extra Magical Hours (EMH). Basicamente, você tem algumas horas antes ou depois dos horários de abertura ou fechamento oficiais dos parques para curtir. Ou seja, dependendo do dia, você tem direito a entrar primeiro ou fiar umas horas a mais em algum parque, dependendo do calendário de EMH. Alguns dias, os hóspedes tem direito a entrar as 8 da manhã no Epcot, que normalmente só abre as 9 da manhã. Então você tem de 8 as 9 só com o público dos Disney Resorts no parque, sem ter q brigar por lugar nas filas com o público externo. Ou você pode ficar das 22 as 0 horas dentro do Magic Kingdom, depois que a maioria das pessoas já foi embora depois dos fogos. Se você é daqueles que gosta de aproveitar ao máximo, fica no parque desde quando ele abre até não te deixarem mais entrar em brinquedo nenhum, esse benefício pode ser a diferença entre você ir a todos os brinquedos de um parque, ou se você vai 2 ou 5 vezes no seu favorito.

Imagem Google
O segundo benefício, e talvez o melhor de todos na minha opinião, é o uso do sistema de transporte. A Disney possui um complexo sistema de transporte que leva todo e qualquer guest entre os pontos de interesse do Resort. Alguns hotéis de Orlando também alegam possuir tal serviço, mas por experiencia própria posso dizer que eles não são a mesma coisa. Em um hotel externo, você pode as vezes encontrar o serviço de transporte com um ou dois horário para ir e um ou dois para voltar no fim do dia. Se você cansar e quiser voltar mais cedo, essa opção não existe. Ou as vezes ficar até o parque fechar também não é possível. Já pelo sistema interno da Disney, os ônibus passam com no máximo um intervalo de 30 minutos entre um e outro, indo do hotel ao parque e voltando, ou entre parques, ou entre os hotéis e o Disney Springs. Vale lembrar que mesmo que você não seja hóspede de nenhum hotel da Disney você ainda pode usar desse sistema. Imagine a quantidade de dias de aluguel de carro que você economiza. 
Obs.: Esse sistema é composto por ônibus, monorail, e uma infinidade de diferentes barcos.


Imagens Google

O terceiro benefício é o Magical Express. Ele é o shuttle service para o aeroporto internacional de Orlando da Disney. Um mega ônibus que te leva seja qual for o horário do seu voo entre o seu hotel e o aeroporto. Vamos agora lembrar alguns fatos sobre o assunto. O aeroporto de Orlando é um tanto afastado da cidade, uns bons 20 a 30 minutos. Uma viagem de Shuttle normalmente sai por entre 50-60 dólares o carro, ou 25-30 por pessoa em um Mears. Isso a viagem. 

Obs.: Só por curiosidade, para uma pessoa que mora nos EUA e usa esse serviço, ele começa no aeroporto de onde a pessoa sai. Digamos que uma família novaiorquina vá a Disney. Quando faz seu check-in no JFK, por exemplo, ela pode usar de um serviço que ela só precisará se preocupar com suas malas chegando ao seu quarto de hotel em Orlando. Assim como na volta, ela pode despachar no hotel e pegá-las direito chagando no JFK. Legal, né? Mas por causa das escalas e da imigração, nós meros mortais não podemos usar dessa parte do Magical Express. E ele existe também para as linhas de Cruzeiros da Disney.


Imagem Google

O quarto importante benefício que gostaria de citar é o Package Pick up. Qualquer pessoa visitando o parque pode usar dele. O que é: você no parque é tentado por várias coisas fofas para comprar a cada esquina. mas aí você pensa: "Ainda está no início do dia, vou ter que andar com isso o dia todo." ou então "Como vou andar na Space Mountain com esse globo de vidro na bolsa?" Daí, sua resposta é: "Compro no final do dia, naquela loja grande do início do parque, tranquilo." Mas na verdade não é tão tranquilo assim, por dois motivos: o primeiro sendo que a loja não vai ter tudo, algumas coisas são exclusivas de alguns parques ou lojas específicas, como temáticas de Frozen, Piratas do Caribe, ou de algum país da WSC no Epcot, por exemplo. O segundo motivo é que assim como você, a maioria das pessoas tem o mesmo processo de pensamento, ou seja, essas lojas lotam no fim do dia. Só a fila para pagar, nem te conto. Mas usando o Package Pick Up você pode pular esses problemas. No ato da compra, ou no meio do dia, quando você cansa de carregar tanta tralha, ou quando aquele chaveiro se torna em um boneco gigante, uma camisa, uma almofada.... Você pode solicitar em qualquer loja do complexo o serviço complementar de pegar suas coisas do fim do dia, na saída. Isso mesmo, você compra e eles guardam para você na entrada no parque, onde você busca no caminho pro hotel. Mas e se eu disser que podia ser melhor? Se você estiver em um hotel da Disney, você pode pegar as compras só no seu hotel! O serviço lea elas da loja até o seu hotel, tudo incluso já, sem você ter que pagar mais nada. 
Obs.: O serviço funciona 100% até o penúltimo dia da viagem. Ou seja, se você fizer a compra com menos de 24 horas do seu check out, as compras podem não chegar a tempo ao hotel, o que não seria legal. Isso que dizer que se você vai embora no dia seguinte as 11 da manhã por exemplo, tudo que você comprar depois das 11 da manhã daquele dia só poderão usar o serviço onde você busca na porta do parque, e não no hotel. E o próprio de buscar no fim do dia pode não estar disponível se for bem tarde, como depois das 5 da tarde. Lembrando que o horário pode varias de local pra local, parque para parque.



Imagens Google
O quinto beneficio é o Touch to pay. Desde sempre, quando você faz check in no hotel, você deixa a sua conta aberta e com um cartão de crédito lincado. O que você pode fazer é usar sua chave de acesso para colocar qualquer compra no resort naquele cartão, essencialmente colocando elas na conta do hotel. Até o fim de 2012, isso era feito pelo cartão azul clássico, usando ele como um cartão no caixa. No início de 2013, foi introduzido o Touch to Pay. Ele usa máquinas que usam ondas de rádio e ao encostrar o cartão a máquina a compra era feita nele. Por volta do inicio de 2014, as MagicBands substituíram os cartão desde a função como chave da porta do quarto, até como ingresso do parque e para o uso em compras. Esse uso não é obrigatório, e no ato do check in você faz uma senha para colocar caso faça compras maiores do que 50 dólares, mas se você quiser usar elas só na porta do quarto, a escolha é sua. Mas se você preferir deixar no quarto guardadinho sua carteira e afins, o sistema pode ser muito bom. As pulseiras vem em um modelo único de tamanho, sendo que você pode destacar a parte interna da cinza externa para o tamanho infantil e pode ajustar o tamanho na hora colocar também dependendo do buraco escolhido. Assim como na hora de por um relógio de pulso por exemplo. Elas contam também como varias possibilidades de personalização, desde acessórios como charms para os buraquinhos não usados, capinhas de pano, slides que entram como um charm daquelas pulseiras da marca Pandora nelas, ou então o que você quiser fazer. Pintar, colar, desenhar, sua imaginação é o limite, e elas são a prova d'água e pode ser trocadas. Se você perder, o hotel te dá uma nova, ou você pode comprar da infinidade existente nos parques.

Imagens Google
Fora esses benefícios especias, todos os hotéis contam com coisas como área de lazer, wi-fi grátis, serviços de concierge, e todo aquele serviço Disney de qualidade. Todos possuem restaurantes internos, com opções de quick service, table service (aqueles com garçons na mesa e reserva obrigatória) e até alguns de refeição com personagens. Lembrando que você não precisa estar hospedado no hotel para ir a nenhum desses restaurantes e bares.
Para terminar essa introdução, concluo que ficar em um hotel da Disney é levar para o resto da sua viagem a qualidade de serviço Disney.