terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Pin Trading

Quantas vezes você estava andando por um parque e viu um cast member como um cordão no pescoço cheio de broches bonitinhos, ou até outro Guest com às vezes mais de um. Ou duas pessoas curvadas sobre um desses cordões. Ou você nunca foi na Disney, ainda planeja a sua viagem, mas já viu em fotos. Isso tudo faz parte do que eles lá chamam de Pin Trading. É uma cultura típica dos parques da Disney que é passada de geração a geração. Para um brasileiro, que quando vê qualquer coisa para comprar durante uma viagem faz as contas de quanto isso custaria, comprar broches (que chamarei de pins porque é mais fácil e é como penso neles) que não gosta com o intuito de troca-los é conceito muito estranho. Afinal, eles não são baratinhos,multam pelo menos uns 7 dólares, podendo chegar a quase 50 dependendo. Então o que leva uma pessoa normal a coleciona-los, gastar dólares e mais dólares nesses negocinhos? Bom, isso só um colecionador pode te dizer, mas deixa eu te explicar algumas coisas sobre Pin Trading.

Imagens Google

Primeiramente, e acho que o que mais leva pessoas a querer coleciona-los, é que além de existirem coleções com número limitado de cada modelo, existem coleções exclusivas de cast members. O esquema é que todo cast member que tem a possibilidade de usar uma lanyard (nome dado aos cordões onde ficam expostos os pins), ou seja, sempre que ela não for atrapalhar na eficiência ou na segurança do trabalho de um cast member, ele usa ela. E elas são providas pela empresa, assim como todos os pins que vem presos. Neles temos os exclusivos. Só é possível consegui-los trocando com cast members.

Imagens Google

O Pin Trading em si foi criado para incentivar o relacionamento entre o Guest e o Cast Member. Inclusive, se você está em dúvida por que algo é de alguma forma na Disney, na maioria das vezes a resposta é essa, porque eles acreditam que o que faz o lugar ser realmente mágico são as pessoas que trabalham nele. Walt falava isso.

Imagem Google

Algumas regras do Pin Trading é que um Pin só pode ser trocado por um outro Pin. Nada de um por dois. É isso independe do valor de cada Pin. E o Pin Pin tem q ser da Disney, é claro. E dar pins? Não é uma pratica comum. Como disse, um pin por um pin.   

Imagem Google

Como disse, pins vem em coleções. Atrás de cada pin você vê o número de modelos da coleção e qual aquele é. Geralmente são menos de 10 por coleção. O que algumas pessoas fazem é comprar mistery packs (que são pacotes de dois ou três pins que você acha na maioria das lojas que vendem eles) ou o que eles chamam de starter packs, que vem com uma lanyard e alguns pins para trocar, e elas passam as férias, ou o dia, dependendo da dedicação, tentando completar uma coleção específica. Já outras fazem todas elas. Sabem tudo sobre pins, e na maioria das vezes possuem passes anuais, indo com muita frequência aos parques na maioria das vezes só para trocar pins. Alguns têm até seus parques favoritos para isso. Você pode reconhecer eles pelas bolsas que carregam com o símbolo do Pin Trading bordado na frente, além de mais de uma lanyard no pescoço.

Imagens Google

O que a maioria dos parques tem são locais e até datas, eventos especiais, de Pin Trading. Na praça central do Future World no Epcot temos um exemplo disso no Pin Central, com todos os essenciais que você precisaria para praticar o esporte. Incluindo mesas com guarda sol prontas para o encontro de loucos por pins. E em todos eles, alguns restaurantes, lojas e afins possuem um painel próprio de pins, que às vezes só é colocado a mostra em alguns momentos do dia, ou se você pedir por ele. 

Imagens Google



E aí, curtiu? Não acha que Pin Trading é pra você? Espera até você ver alguns dos pins mais bonitos e legais, incluindo um do Brasil!

Imagens Google